Tema semanal para Todo momento adorar!

Melhor do que todos os presentes por baixo da árvore de natal é a presença de uma família feliz.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ourizona - Parabens pelo seu 51° Aniversario!



No dia 25/07/2011 a cidade de Ourizona completou 51 anos de Emancipação Politica. 
Assim, merece uma atenção especial no nosso blog, ora, pois nós moramos nesta cidade né?

Assim aqui esta uma história resumida de nossa cidade:
Entre os anos de 1945 e 1947, a área de terras onde hoje se acha instalado o Município de Ourizona pertencia a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, responsável pelo surgimento de inúmeras cidades na região. Os Pioneiros que chegaram nesta região por volta de 1948, entusiasmados com o crescimento da região, resolvem fundar um núcleo urbano.
Nessa época, o saudoso pioneiro Nicolau Nasser adquiriu a Gleba Condor, com 300 alqueires de terras, ali plantou 150 mil pés de café. De seu entusiasmo pelas ricas terras, e de seu espírito empreendedor nasceu a idéia de formar uma pequena cidade. Do pensamento à ação medearam alguns dias apenas, e Nicolau contratou um urbanista destacado para planejar a cidade sonhada. Em pouco tempo surgia a nova célula populacional, milhares de lotes foram vendidos e seus possuidores sentiram seus capitais se multiplicarem. Além do Sr. Nicolau Nasser, Ourizona contou em sua colonização com a participação dos senhores Ermenegildo Calvo e Lázaro de Lima, que efetuaram loteamento na área urbana da parte baixa.
A Vila de Ourizona pertencente ao Município de Mandaguaçu, prosperava de forma bastante acentuada, o progresso de todos os setores atraía a cada dia mais e mais famílias oriundas dos mais diversos pontos do país.
Desde então, Ourizona, deixa os domínios da Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná para ser colonizado por particulares. As lavouras de café, graças à fertilidade do solo, prosperam rapidamente, tornando-se a principal atividade econômica. Na época o transporte de café era feito em maior parte por Manoel Dias Neves, um dos primeiros caminhoneiros da cidade.
Criado através da Lei Estadual nº4245, de 25 de julho de 1960, foi elevado a categoria de município, desmembrando-se de Mandaguaçu. E instalado em 19 de novembro de 1961.
Ourizona significa - terra do ouro.

Legal esta Origem não?

Assim Ourizona passa por varias administrações politicas e hoje faz seu 51° aniversario.

Esta imagem foi tirada a alguns anos atras, porem Ourizona se modernizou e hoje tem emprego para todos e uma alta qualidade de vida

Voce que ja passou por aqui sabe como é bom e tranquilo viver aqui, onde a comunidade é motivadora, consistente e participativa.
Quando puderes passe e visite seras bem vindo!


Boa Semana e logo mais tem mais uma postagem, abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário